Blog

CASAS CONECTADAS E INTELIGENTES!

Para os mais conservadores a ideia pode até assustar, mas a inovação em residências está com tudo! O raciocínio por trás desse fenômeno está em como a sociedade se acostumou com os tipos de soluções inteligentes que podem resolver nossos problemas diários. Eletrodomésticos inteligentes, interação via smartphone e controle à distância são alguns dos destaques desse conceito.

Ter uma casa inteligente tem tudo a ver com automação. Ao permitir que a tecnologia realize certas tarefas, como ligar o ar condicionado antes de você voltar para casa ou regular a intensidade das luminárias, esses dispositivos começam a aprender com suas rotinas. Quem possui um relógio inteligente da Apple, por exemplo, é capaz até mesmo de trancar e destrancar a porta de casa apenas aproximando o dispositivo da fechadura apropriada.

Isso não se traduz apenas em tarefas domésticas mais rápidas, mas também em economia de custos. É possível ajustar as condições de iluminação de cada ambiente de forma inteligente pelo usuário ou de acordo com a tarefa envolvida no momento atual. Com um simples comando de voz, o morador pode ligar a sua televisão ou desligar todas as luzes do quarto, trancar a casa e fechar as cortinas.

Mas como a arquitetura é modificada para essas casas inteligentes?

Ao aprender os elementos essenciais e importantes do processo de automação residencial, os profissionais podem fornecer um serviço de qualidade para a criação de novas residências ou para a execução de uma restauração de algum edifício.

A fiação elétrica agora se adapta às necessidades de uma casa que tem que realizar tarefas como manter o controle do consumo de energia, ligar/desligar aparelhos para lavar a roupa, regar gramados ou mesmo acompanhar o que as câmeras de segurança estão gravando. A melhor parte é que todas essas tarefas podem ser supervisionadas facilmente ao usar um aplicativo ou um relógio inteligente, de onde quer que estejamos.

Apesar do investimento inicial, que foi reduzido significativamente conforme a tecnologia continua melhorando, as casas inteligentes são a prova viva de como secretamente cobiçamos conforto em todas as fases de nossa vida. A inovação do setor não tem fim, e podemos esperar muitas novidades em um futuro breve que certamente tornarão a nossa vida mais fácil.

O que você acha sobre esse conceito na arquitetura? Conta pra gente nos comentários 😉

Deixe seu comentário!