Blog

ESTILO ESCANDINAVO

Depois do estilo industrial, com tubulação aparente e tijolinhos vermelhos, a tendência da vez em arquitetura e decoração é o estilo escandinavo. Mas quais as características desse estilo de fato?

Primeiramente, o estilo remete à países como Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia, lugares que são referência de alta qualidade. Em segundo lugar, leva-se em consideração que esses países possuem uma condição climática bem diferente do Brasil, com dias curtos, escuros e quase sempre nublados, o que demanda cores claras, que tragam luz para os ambientes.

O design escandinavo começou por volta de 1897, com a Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, mas seu auge foi alcançado na década de 1950. Entre os artistas que representam o estilo estão Hans Wegner, Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell.

O estilo escandinavo se traduz em uma decoração clean, minimalista, aconchegante e natural, com linhas sóbrias, produtos e acabamentos de alta qualidade, além de cores neutras que transmitam simplicidade e conforto. Em geral, são cômodos práticos, funcionais e bonitos, sem excessos e ambientados de forma elegante, leve e moderna, que misturam elementos clássicos e modernos.

As cores são um ponto chave desse estilo, pois como ele é originário de países que possuem o dia curto, cores que refletem luz são importantes para deixar os ambientes claros independentemente da iluminação “de fora”. O ideal, então, são cores neutras e sóbrias, como branco, bege, nude e off-white. Outra característica marcante é a referência ao natural, por isso é comum encontrar plantas (poucas, claro) e elementos de madeira, lã, algodão e pedras.

Separamos algumas referências desse estilo para te inspirar!

Gostou? Conta pra gente o que você achou nos comentários! 😉

Deixe seu comentário!