Blog

Estrutura metálica: vantagens e desvantagens

Apesar de muitos benefícios, como a rapidez, estruturas metálicas também podem trazer alguns problemas na obra. Por isso, trouxemos vantagens e desvantagens desse método construtivo para você descobrir se essa é a melhor opção para seu projeto.

VANTAGENS DA ESTRUTURA METÁLICA

Resistência

Ao contrário do que algumas pensam imaginam, estruturas metálicas podem ter resistência semelhante ou superior à de outros sistemas construtivos, como o concreto armado. Para aumentar ainda mais a durabilidade de uma estrutura metálica, é importante que o material receba alguns cuidados. Existem pinturas especiais e outros tipos de proteção que elevam a vida útil do metal, protegendo contra corrosão e agentes químicos, além de aumentar a segurança da estrutura em caso de incêndio.

Versatilidade

Essa é uma das características mais valorizadas pelos arquitetos em projetos com estruturas metálicas. O sistema permite a construção de vãos mais amplos, sem a interrupção de vigas ou pilares. Dessa forma, há um maior aproveitamento do espaço, o que permite projetos com estética bem interessante.

Rapidez na obra

Sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens de uma obra com estrutura metálica. As peças são criadas em fábrica, já com as dimensões e especificações corretas, por isso, a montagem dos perfis de aço é feita rapidamente, já que as peças chegam prontas. Esse processo demanda menos mão de obra e uso de materiais, o que acelera a execução do projeto.

Sustentabilidade

A estrutura metálica é um processo construtivo a seco, ou seja, utiliza menos água, madeira e reduz a emissão de poluição (já que os materiais usados não passam por processo de queima). Além disso, como a obra é finalizada em menos tempo, o processo também acaba gerando economia de água, luz e resíduos no canteiro de obras. Outra vantagem da estrutura metálica é que o aço é um material 100% reciclável.

Padronização

Diferente de outros materiais, é mais difícil que uma estrutura metálica tenha desbitolamentos. Trata-se da diferença de dimensões das peças em relação ao que foi solicitado no projeto.

Custo-benefício

Em um primeiro momento, o custo de uma estrutura metálica pode parecer mais caro do que o de outros sistemas construtivos por conta dos altos impostos incidentes sobre o aço, mas o sistema é vantajoso financeiramente devido a economia a longo prazo. Além de ter uma fundação mais barata, a estrutura metálica gera menos resíduo e, consequentemente, redução de custo no descarte de entulho. Devido a sua rapidez na entrega, estruturas metálicas também podem apresentar melhor custo-benefício para clientes que usarão o espaço comercialmente, já que o retorno do investimento pode ser mais rápido.

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA METÁLICA

Vulnerabilidade contra eventos da natureza

A maioria das desvantagens relacionadas a uma estrutura metálica dizem respeito à execução mal feita. Uma delas é a possibilidade do aço ser distorcido em caso de ventanias ou eventos mais intensos da natureza. Por isso, é fundamental contar com uma mão de obra especializada e materiais certificados.

Necessidade de mão de obra especializada

Todo sistema construtivo que não tem tradição no Brasil exige uma mão de obra especializada para a execução. Esse cuidado é essencial em uma construção de estrutura metálica para evitar falhas e possíveis danos ao longo do tempo. Devido à essa necessidade, pode haver a demora para início da obra, além de um custo elevado na contratação.

Possibilidade de corrosão

Estruturas metálicas, quando não recebem tratamentos e revestimentos adequados, podem sofrer corrosão ao longo do tempo, principalmente em regiões mais úmidas.

Menor controle de incêndio

Devido a dilatação térmica e perda da capacidade de resistência, o aço é um material mais suscetível à propagação de chamas em um incêndio. Por isso, em obras de estruturas metálicas é necessário reforçar a proteção de vigas e pilares por meio de materiais incombustíveis, como pintura intumescente.

Dificuldade de transporte

Dependendo da região do terreno, o transporte dos perfis da estrutura metálica pode ser mais difícil, o que aumenta os gastos com a logística.

Apesar das desvantagens a estrutura metálica traz a modernidade do estilo industrial ao edifício. Separamos algumas imagens para você se inspirar!

Gostou? Conta pra gente o que você achou nos comentários 😉

Deixe seu comentário!